#Pensando Tecnologia e Comunicação

Desista! O Facebook não vai te contar o algoritmo do Feed de Notícias. ;)

Sempre que procuramos artigos sobre como divulgar seu conteúdo no Facebook esbarramos em comentários como: “O Facebook não divulga sua fórmula do Feed de Notícias para ganhar dinheiro com propagandas”. Será que é só por isso mesmo? Eu acredito que não, pois eu como usuário se soubesse este algoritmo também não contaria para ninguém.
facebook news feed
Hoje todos querem o maior número de “Likes”, o maior número de comentários, o maior engajamento, enfim todos querem mostrar os melhores números de suas ações online. Para que isso aconteça os publicitários/jornalistas/blogueiros e outros interessados tendem a usar e seguir “fórmulas mágicas” que surgem na internet. Funciona exatamente como aqueles regimes da moda que todo mundo faz, emagrece nas primeiras semanas e depois todos abandonam e engordam.
Isso é perceptível em poucas rolagens da timeline, quantas manchetes não são formadas com “X maneiras de se dar bem” ou “O que essa garota fez vai te surpreender”. Isso tudo são fórmulas que são disseminadas e em números se traduzem em um falso maior engajamento. É… Infelizmente ainda vivemos em um mundo em que o número de cliques é muito mais importante do que o leitor ter gostado de seu conteúdo.
O Facebook liberar o algoritmo de seu Feed seria o decreto de seu próprio fim. Todos os posts seguiriam a mesma fórmula, iríamos nos cansar e o Facebook não conseguiria discernir o que é realmente relevante. A ganância vem de todos os lados, o Facebook quer ganhar dinheiro sim e os criadores de conteúdo querem ganhar o seu clique. Uma troca justa ao meu ver, mas o que os dois precisam verdadeiramente é que o usuário esteja ali, usando e se divertindo na plataforma.
O grande segredo do Facebook está aí, não liberar e mudar sua fórmula constantemente para que os profissionais pensem em modos diferentes de atrair a atenção de seus usuários. Portanto, por mais que alguns não gostem, eu ainda prefiro que o Facebook decida por mim o que eu acho que é relevante. E isso é um assunto para outro post! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *