#Divagando sobre Cultura Pop,  Esquadrão Suicida,  featured,  Vazamentos

Um trailer vazou! Rápido, finja surpresa! :O

Um assunto que é sempre frequente depois de grandes eventos de cultura pop como a Comic Con é o vazamento de trailers e conteúdos que só seriam disponibilizados para as pessoas que estavam presentes conferências. Sabendo que hoje vivemos em um mundo em que todos possuem uma câmera nas mãos, será que é muito difícil das empresas preverem que alguém vai filmar e vazar o conteúdo para aos infelizes que ficaram do lado de fora? Pois bem, vamos falar um pouco disso…
O vazamento de informação sempre foi um tema muito discutido e polêmico, isso porque nunca se sabe se o conteúdo foi realmente vazado ou se a empresa por trás do conteúdo está se utilizando desse vazamento para disseminar mais a informação. Isso as vezes nem é escondido, vide as novelas brasileiras que deixam vazar cenas de seus próximos capítulos para que o spoiler possa atrair mais audiência.
Agora com os grandes filmes de super-heróis em alta o que fica em evidência são os trailers dos próximos lançamentos e enfim o grande vazamento da vez foi o trailer do Esquadrão Suicida da DC Comics. A empresa pareceu estar muito brava com o vazamento e lançou um grande texto em suas redes sociais se desculpando pelo ocorrido. Bem diferente do que aconteceu com o vazamento do trailer dos Vingadores ano passado em que a Marvel em uma jogada de mestre colocou em seu Twitter: “DAMMIT HYDRA!!”.
Será que é muito difícil para as empresas entenderem que no mundo globalizado de hoje não é mais possível restringir uma informação de cultura pop dentro de uma sala de conferência com milhares de fãs? E também que é muito melhor fazer propaganda para o mundo todo do que somente para pessoas que estão ali ?
Eu entendo que eles querem presentear os que viraram a noite ali para poder estar naquela sala, mas enfim, creio que estes fãs não desejam ser os únicos a ver o trailer mas sim os únicos a estar ali vivendo aquela experiência de ver o trailer com outros fãs e com parte do elenco do filme. A Disney já entendeu isso e nos últimos trailers de Star Wars depois de minutos liberou o conteúdo em alta qualidade para seus fãs no Youtube.
Isso tudo também é culpa da mídia que continua anunciado o vazamento com muito mais furor do que anuncia lançamentos. Sendo assim muitas vezes as empresas decidem empregar a tática do falso vazamento. Mas acredito que isso está mudando por conta da frequência destes vazamentos, hoje em dia manchetes de “SAIU O NOVO TRAILER” já tem a mesma força do que “VAZOU O TRAILER”, a nossa cultura do hype nos faz querer ver todo novo material que sai daquele filme. 
Enfim, caras empresas, continuem falando que seu conteúdo vazou, e nós por enquanto continuaremos fingindo surpresa, ok? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *