#Pensando Tecnologia e Comunicação,  featured,  Secador de Mãos,  Usabilidade

O que os secadores de mãos tem a nos dizer sobre usabilidade

Fazia muito calor em meados de Abril aqui em São Paulo, estava andando pela região da Paulista e então decidi fazer uma pausa e dar uma olhada em uma livraria. Dentro da loja logo avistei um toilet e decidi lavar o rosto para me refrescar. Logo depois de lavar o rosto me arrependi profundamente de ter feito isso, pois olhei para os lados e apenas vi um secador para as mãos.
Mas Murillo, o que sua história banal de ir lavar o rosto na livraria tem a ver com usabilidade? Tudo.
Certamente ao adotarem a nova máquina de secar mãos a livraria teve de analisar questões como marca, preço e viabilidade para implantação em seus toilets. Os donos da loja certamente verificaram se a máquina gastava menos energia, depois devem ter percebido que não exigia o trabalho de ter um estoque de papel e nem de se fazer sua reposição, talvez devem até ter checado a qualidade do produto e ver se ele realmente secava adequadamente as mãos. Não duvido também que devem ter pensado no meio-ambiente, pois a própria máquina dizia que eu estaria salvando árvores caso eu a utilizasse.
Analisaram muito bem a máquina, mas será que realmente pararam para estudar o que o usuário daquela máquina faz no toilet? Ou para quais fins utilizava as folhas de papel? Será que ele apenas lava as mãos no toilet da livraria e apenas precisa seca-las? 
Acredito que você deva ter entendido que não quero uma revolução contra as máquinas de secar mãos, pois realmente acredito que ela atenda todos os requisitos para a atividade para a qual foi desenhada. De qualquer forma eu não preciso apenas secar as mãos, talvez eu precise secar o rosto, ou a boca após escovar os dentes, ou até mesmo limpar alguma sujeira na minha roupa e etc. Concluindo, faltou empatia por parte dos responsáveis da livraria ao implantar a máquina de secar mãos e retirar a toalha de papel. Talvez um erro bobo como este poderia impactar até mesmo nas vendas da loja.
Usabilidade está nas pequenas coisas e em todos os lugares. A dica que fica é: Conheça, MUITO BEM, o seu Usuário! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *