Design Thinking
#Pensando Tecnologia e Comunicação,  Design Thinking,  Inovação

Design Thinking tem que ser do início ao fim!

Design Thinking

Desde 2011, quando comecei a estudar sobre Design Thinking, até os dias de hoje venho notando o quanto ele tem se tornado relevante em grande parte das empresas. É bizarro pensar que a 7 anos atrás era difícil de encontrar aqui no Brasil pessoas que sabiam o que significava este termo e muito menos alguém que não era designer que aplicava isso no dia-a-dia. Design Thinking é utilizar todo o potencial empático do processo do Design em qualquer tipo de atividade que demande a satisfação do usuário final, é ter empatia e pensar nele a todo instante, é prototipar para errar rápido e é também colaborar ao extremo.

Acontece que por mais que o Design Thinking tenha virado mais um dos jargões corporativos repetidos nos corredores e reuniões ainda há muito a se caminhar quando falamos da efetividade e maturidade do tema nas equipes. O que percebo nas mais diversas conversas que tenho sobre o tema é que os métodos e processos do Design Thinking são muito utilizados durante as primeiras fases da concepção do produto e depois são deixados de lado enquanto o produto é construído e completamente anulados quando os prazos finais se aproximam, perdendo-se assim muito do material que foi levantado no início.

A pergunta que fica é: a facilidade de construção ou o prazo final do projeto são realmente os pontos que mais importam para o seu usuário final? O seu usuário está no centro de tudo, ou seu processo corporativo anda passando por cima dos desejos dele?

 O Design Thinking tem que ser parte da construção do produto como um todo e não só da Ideação! A empatia com o usuário tem que ser preocupação constante e os materiais da ideação devem não ser somente usados durante a construção como devem ser enriquecidos após os feedbacks dos protótipos criados. Testar exaustivamente, errar rápido, voltar e enriquecer as ideias são passos quase que indispensáveis do processo criativo.

Com uma simples ação é possível não se esquecer de usar o Design Thinking durante todo o processo: deixe na pauta de qualquer reunião ou em algum lugar visível no local de trabalho a pergunta “E o usuário?”. Tendo sempre essa pergunta em pauta naturalmente será necessário voltar alguns passos para entender melhor os problemas e necessidades que levarão a soluções que realmente geram valor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *